WeCreativez WhatsApp Support
Tire suas dúvidas sobre anúncios pelo site ou Aplicativo e responderemos diretamente no seu WhatsApp.
Quer ajuda para anunciar?
Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Alto nível marca Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Londrina

Alto nível marca Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Londrina


Alto nível marca Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Londrina
Foto: Daimon Grocheviski/ABCCC/Divulgação

16 de abril de 2019

Estar entre os melhores da Morfologia na Expointer é uma realidade para os oito exemplares da raça passaporteados durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), neste final de semana. A primeira exposição do ciclo 2019, organizada pelo Núcleo Norte Paranaense, contabilizou 87 animais marcados na principal pista do parque Governador Ney Braga, além dos 26 que disputaram a categoria incentivo.

Dentre eles, a potranca maior, Muralha da Vendramin e o cavalo menor, Del Touro da Oca – vencedores do Grande Campeonato, destacados pela retangularidade, angulações e bons andares. O título de Melhor Exemplar da raça, no entanto, ficou com o cavalo Gateado. “Esse cavalo esbanja selo racial. Tem bons adornos, a melhor cola, muito boa retangularidade, os melhores aprumos de toda exposição, boa estrutura óssea e boas angulações – o que lhe proporciona andares com muita progressão, qualidade e leveza, tanto montado quanto a cabresto”, salientou o jurado responsável pela passaporte, Leandro Amaral.

Mas foi na composição das filas, durante os dois dias, que o norte do Paraná teve sua expansão comprovada. Segundo o jurado, sobraram machos e fêmeas com potencial para preencher vagas e carimpar seus passaportes em oportunidades futuras. A região é um dos focos de expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulo (ABCCC), cujo fomento é trabalhado pelo analista de Expansão, Gerson de Medeiros. Presente no evento e satisfeito com a qualidade que viu em pista, o profissional destaca a importância de fazer parte da ExpoLondrina, ano a ano, aumentando a visibilidade e dividindo espaços com outras raças, como o Gado Nelore.

“Neste ano tivemos mais de 15 novos criadores expondo. Isso é resultado de um trabalho de expansão da raça Crioula aqui no norte do Paraná, que por se parecer muito culturalmente com o estado de São Paulo, torna-se uma região de fomento”, garante.

Tudo isso em um ano muito especial para o Núcleo organizador, que em 2019 completa 10 anos de fundação. À frente, o presidente Caio Amaral: “completar dez anos de fundação e conseguir fazer uma passaporte nível B, com mais de 80 animais em pista e 112 animais no parque, é uma grande satisfação para nós”, admitiu.

A ExpoLondrina está entre as 5 maiores feiras agropecuárias do Brasil e as Passaportes do ciclo 2019 contam com o patrocínio do Banrisul.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã
Muralha da Vendramin, criador e expositor Aldo Vendramin, Estância Vendramin – Palmeira (PR)

Reservada Grande Campeã
Maçanilha da Vendramin-TE, criador e expositor Aldo Vendramin – Estância Vendramin – Palmeira (PR)

3ª Melhor Fêmea
Excelência da Oca, criador e expositor Oto Breier, Cabanha Oca – Mafra (SC)

4º Melhor Fêmea
Pólvora da Boa Vista, criador Fazenda Boa Vista e expositor Daniel Driessen, Cabanha Norte Velho – Conselheiro Mairinck (PR)

MACHOS

Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça
Del Touro da Oca, criador e expositor Oto Breier, Cabanha Oca – Mafra (SC)

Reservado Grande Campeão
Urânio da Bézinha, criador Paulo Roberto Borges Silveira e expositor Eduardo Stelmachuk, CT João Salles – Piraquara (PR)

3º Melhor Macho
RX Bien Amigasso da Carapuça, criador Rubens Elias Zogbi e expositores Ronovaldo e Leandro dos Santos Oliveira

4º Melhor Macho
AS Malke Valete, criador José Schutz Schwanck e expositores Caio Amaral e Ricardo Pereira, Cabanha Manain/Fazenda Jerivá – Figueira e Conselheiro Mairinck (PR)

Fonte: Marina Bonatti/ABCCC

 



Pesquisar




Comentários

Topo Baixar App
Baixar App
>