Após fazer terapia com cavalo, jovem deficiente vira atleta profissional

Conheça história de superação de Renato Nogueira. Reportagem também mostra curiosidades sobre o cavalo da raça “Quarto de Milha”.

 

Considerado um dos cavalos mais populares do mundo, o Quarto de Milha chama atenção pela beleza e rapidez. Mas o mesmo cavalo que explode na velocidade em pouco espaço, pode carregar, com segurança e tranquilidade, um paciente com deficiência em exercícios de equoterapia. É o caso do Renato Nogueira, que fez a terapia, mas gostou tanto que se tornou atleta profissional.

equoterapia quarto de milha
Renato Nogueira começou fazendo terapia com cavalo mas se tornou atleta profissional

 

A história do jovem sempre foi cheia de desafios. “O Renato quando criança teve um problema de desenvolvimento mental e intelectual. Ele teve que partir para outra atividade que não fosse relacionada ao ensino normal”, conta o pai João Nogueira.

O jovem precisava de uma atividade que ajudasse no desenvolvimento dele e passou a fazer terapia com cavalo da raça Quarto de Milha. “O desenvolvimento do Renato pode ser comentado em diversos aspectos. No aspecto mental, é sem dúvida. Intelectual também. O desenvolvimento físico, o porte físico melhorou de uma forma muito importante”, disse João.

Mas o cavalo virou paixão. Renato gostou tanto, que se tornou um atleta profissional. Hoje ele participa de vários campeonatos dentro e fora do estado, competindo na prova dos três tambores. São cinco troféus em quatro anos.

Hoje, Renato não consegue ficar longe do cavalo, o Royal. “Quando não venho para cá, fico meio agitado em casa. Me dá falta de agonia porque eu não tenho nada para fazer. Quando eu venho para cá, esqueço de tudo, só lembro dele”, conta o jovem sorrindo.

Quarto de Milha

É uma das raças de cavalo mais versáteis do mundo. Não muito alto, tem em média 1,50 metro. É robusto e veloz. Ótimo para prova de três tambores, team penning e até de corridas.

A raça é americana e o nome tem uma explicação. “Na colonização americana, os vaqueiros, nos fins de semana, iam se divertir apostando corrida de cavalos. Normalmente tinha quarteirões que davam a distância de 400 metros. A milha são 1.618 metros. Então, uma distância de 400 é um quarto de milha. Eles se especializaram em correr essa distância e selecionaram os cavalos mais rápidos. Então ele foi selecionado”, explicou o zootecnista, Fernando Godin.

Junte-se à nossa lista de amantes de cavalos!

Assine para receber ofertas de compra e venda de cavalos, atualizações, informações sobre Haras e Criadores de cavalos de várias raças diretamente no seu E-mail. Venha galopar com a gente!

Obrigado! Agora só confirmar lá no seu e-mail ;)

Algo deu errado.

Responder