Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Cascos de cavalo: saiba como manter saudável o casco do seu animal

Cascos de cavalo: saiba como manter saudável o casco do seu animal


Cascos de cavalo: saiba como manter saudável o casco do seu animalSem dúvida, os cascos de cavalo é uma das partes mais importantes do sistema locomotor, não é mesmo?

Esses são responsáveis pelo equilíbrio e deslocamento do animal, além de amortecer o impacto para que não ocorram problemas nas articulações. Sendo assim, mantê-los conservados, por meio de manutenções periódicas, é um dever do proprietário que preza por cuidados.

E você? Costuma manter periodicamente os cuidados com os cascos do seu animal?

Não sei se você sabe, mas há vários tipos de problemas relacionados aos cascos, como por exemplo, rachadura, sapinho e laminite.

E pensando em te deixar mais por dentro do assunto descrevemos rapidamente sobre cada uma delas.

Problemas mais comuns nos cascos de cavalo

Rachadura: está relacionada ao resultado do deslocamento do animal em locais irregulares, além da falta de manutenção. Para que isso não ocorra, é preciso evitar que o animal esteja exposto nestas regiões sem o uso das ferraduras corretas.

Sapinho: causado por bactérias, muito comum em ambientes úmidos. Além do cheiro forte e ruim, o casco pode com o tempo, se não for devidamente cuidado, se deteriorar. Por isso é importante que os pisos das baias estejam sempre limpos.

Laminite: responsável por causar muita dor e incômodo ao animal é uma doença que afeta a lâmina dos cascos e é perigosa por não ser detectada a olho nu. Os sinais mais comuns são o aquecimento da região e movimentação vagarosa do animal.

Estes são apenas alguns dos exemplos que podem afetar os cascos dos cavalos, sendo que boa parte podem ser evitados com um mínimo de atenção diária e cuidados periódicos.

E você pode realizar esses cuidados de forma simples e prática. Não deixe que essas e outras enfermidades afetem o desempenho de seu animal.

Quer ficar por dentro das principais técnicas que auxiliam no tratamento e prevenção dessas enfermidades que afetam os cascos do cavalo?

O portal Escola do Cavalo tem uma ótima dica: Primeiros Socorros em Equinos

Ah! Não deixe de conferir: Principais doenças de pele em cavalos

Todo conhecimento é sempre bom, não é mesmo? Boa leitura!!





Fonte

Pesquisar




Comentários

Topo Baixar App
Baixar App
>