Cavalo brasileiro da raça Árabe vem fazendo história no exterior

Queen Ayda FWM

Queen Ayda FWM venceu novamente e tornou é Bi Grande Campeã Égua nos Estados Unidos

Desde 1955, o Scottsdale Arabian Horse Show marca o ritmo no mundo para cavalos da raça Árabe. Desde que iniciou suas atividades, há 63 anos, o evento é considerado de elite para o meio agro nos Estados Unidos. O primeiro aconteceu no Arizona Biltmore Hotel e, após seu sucesso, teve a ajuda de Ann McCormick, que comprou 150 acres em Scottsdale e construiu o Paradise Park, a casa do Arabian Horse Sho durante muitos anos.

Hoje realizado no WestWorld Park, em Scottsdale, Arizona, o evento cresceu. De 50 cavalo, no começo, hoje recebe 2400 exemplares em média e ainda proprietários, treinadores e criadores de todo o mundo. A edição 2018 aconteceu de 15 a 25 de fevereiro e teve uma égua de um brasileiro com o título de Grande Campeã da prova. Queen Ayda FWM é de propriedade do Haras Lone Star – Casa Branca Agropastoril, de Paulo de Castro Marques e vem fazendo história nos Estados Unidos.

Queen Ayda FWM

“Queen Ayda FWM foi se aprimorando e desenvolvendo-se de maneira muito rápida. Possui leveza, elegância, conformação, além de um tipo-árabe que chama muito a atenção. Termos conquistado o grande campeonato Égua no Brasil e nos Estados Unidos, além da vitória em Scottsdale, comprova a excelência do trabalho de melhoramento genético feito no Brasil”, afirmou Paulo de Castro.

Scottsdale Arabian Horse Show é a segunda mais importante mostra de cavalos Árabes dos Estados Unidos. Ganhar essa prova é um feito importantíssimo, ainda mais para um animal e criatório brasileiros. Mas as conquistas de Queen Ayda FWM não acabam por aí. Em outubro de 2017, ela alcançou a proeza de ser aclamada Grande Campeã Égua da mais importante exposição de cavalos árabes norte-americana, o US National Arabian & Half Arabian Championship Horse Show, em Tulsa, Oklahoma.

O título norte-americano obtido em Tulsa veio somente um ano depois de Queen Ayda sagrar-se Grande Campeã Égua da 35ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, mais importante competição da raça na América Latina, realizada em Indaiatuba/SP, em novembro de 2016. Ela também havia sido a Grande Campeã Potranca da Exposição Mogiana 2013 e 2014 e Exposição Interestadual 2014.

Scottsdale Arabian Horse Show no WestWorld Park

Agora, a expectativa de Paulo de Castro Marques é com a Arabian Breeders World Cup, em Las Vegas, de 12 a 15 de abril, que pode dar a Queen Ayla a tríplice coroa da raça Árabe nos Estados Unidos. Queen Ayda, seis anos de idade é filha de Fa El Shawan, consagrado garanhão árabe, e de TN Mariani.

 

Fonte: Cavalus

Responder