Cavalo Berbere

Cavalo Berbere

 

História

Quando os árabes conquistaram o norte de África a criação de cavalos por parte dos Berberes, que já estava plenamente desenvolvida, recebeu o incentivo da bendição da nova religião. Um aspecto importante foi a chegada de cavalos árabes de raça pura. Não por sua influência direta mas sim pelo aparecimento de cavalos misturados árabes-berbere.

Em Magreb convivem desde então 3 tipos de cavalos: os berberes tradicionais, os sangue-puro árabe e os árabes-berberes. O estilo de vida tradicional das tribos do interior permitiu conservar as qualidades mais úteis num cavalo de guerra (resistência e rusticidade) sem perder velocidade, arranque ou agilidade.

Essencialmente os melhores cavalos berberes do século VIII eram bastante parecidos aos que depois elogiou o general Daumas e o coronel Denis Bogros. Nas obras do general Daumas explicam-se os costumes e a forma de criação dos Berberes.

A partir de cavalos de raças diferentes, o norte de África produziu o cavalo Berbere “clássico”, ainda existente em quantidades importantes até aos anos 50. Posteriormente a quantidade foi reduzindo até roçar o perigo de extinção. Foi no final dos anos 80 que foi fundada a OMCB, uma organização focada na preservação da raça.

Características físicas

Em relação às características dos cavalos berberes, estes são de um tamanho razoavelmente normal. Pode atingir os 160 cm de altura e os 550 kg de peso em máximo.

Dispõe de um corpo compacto, firme mas curto ao mesmo tempo. Pode-se inclusive considerá-lo um pouco quadrado. Em relação ao pêlo este pode assumir várias cores desde preto, castanho, alazã, etc.

Tanta a sua cauda como a sua crina são bastante espessas e cheias de pêlo, algo bastante atrativo para quem aprecia principalmente o aspecto estético.

A sua cabeça é estreita e nela podemos encontrar uns olhos amendoados e orelhas firmes e curtas. O pescoço tal como o seu tronco é grosso e musculoso. Inclusive este último é ligeiramente curvado como pode-se ver nas fotos.

Características psicológicas

Cavalo Berbere Preto

O cavalo Berbere é dócil e rústico, mas a parte de ser rústico é uma qualidade e não um defeito. Com isto queremos dizer que não é uma raça frágil. Para além disso é polivalente, no sentido em que dispõe de inúmeras qualidades que lhe permite ser bom em tudo.

Tem um caráter calmo e é bastante corajoso. Pode mostrar alguma preguiça perante donos mais novatos que tentem fazer algo dele, mas nada que uma mão firme não consiga corrigir. Apesar disto é muito fácil ensinar um cavalo Berbere.

Curiosidades

Cavalo Berbere - Curiosidades

O cavalo Berbere participou em várias guerras, desde mais antigas até às mais recentes, sempre cumprindo o seu dever e o que se pretendia dele: um cavalo rápido, resistente e corajoso o suficiente para enfrentar todos os perigos.

As suas qualidades físicas e psicológicas tão apreciadas por vários tratadores de cavalos fizeram com que estes quisessem passar um pouco delas para outras raças mais modernas, pelo que podemos encontrar os genes do Berbere em várias raças de cavalos atuais.

Junte-se à nossa lista de amantes de cavalos!

Assine para receber ofertas de compra e venda de cavalos, atualizações, informações sobre Haras e Criadores de cavalos de várias raças diretamente no seu E-mail. Venha galopar com a gente!

Obrigado! Agora só confirmar lá no seu e-mail ;)

Algo deu errado.