Haras gasparense tem cavalo campeão nacional

Com apenas cinco anos, “Picolé”, um mangalarga marchador, já conquistou sete prêmios, sendo um nacional

Poucos sabem, mas em Gaspar vive o atual campeão Nacional de Mangalarga Marchador, sendo considerado o melhor cavalo do Brasil em sua categoria. O haras proprietário do animal fica na localidade de Águas Negras, no bairro Figueira. Seu dono é o empresário do ramo têxtil Edgar Schneider, o Gagá. E, apesar da sua paixão por cavalos, revela que a criação da raça começou quase sem querer.

Campeão Nacional Mangalarga Marchador

O Haras do Gagá hoje é reconhecido nacionalmente pela qualidade e treinamento de seus animais. Porém, o empresário conta que tudo começou com um presente seu para sua esposa. “Há dois anos resolvi dar um presente para minha esposa, então escolhi um cavalo da raça Mangalarga Marchador, porém, naquele momento não tinha ideia do que iria acontecer. O presente é hoje um dos maiores campeões da sua categoria, tendo conquistado sete prêmios de campeão, um para cada competição que disputou”, conta Gagá.

Ele é só sorriso ao falar de Picolé, de cinco anos, o atual campeão na 36ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, realizada em Belo Horizonte-MG, na categoria Cavalo Castrado Marcha Picada do Brasil. “Tudo começou como uma brincadeira e hoje é um negócio, e um orgulho. Hoje o haras se mantém sozinho e continuamos fazendo investimento para crescer ainda mais. Temos 23 animais entre adultos e potros. Nossa ideia é chegar a 40”, afirma o criador.

Mangalarga Marchador

A conquista do título nacional é tão importante que rendeu até homenagem da Câmara de Vereadores de Gaspar ao criador. A competição é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça. “O evento é o maior do Brasil e reúne mais de dois mil animais em 15 dias. Na competição nacional só participam os animais que já  foram campeões em outros torneios.  Ou seja, o nível é muito alto. Para se ter uma ideia, o Picolé disputou o título com outro animal que foi três vezes campeão da categoria”, diz orgulhoso Gagá.

Animais da raça são verdadeiros atletas e podem atingir cifras astronômicas. Por isso existe todo um cuidado com a saúde e procedência do animal. A Associação faz um acompanhamento individual de cada animal com implantação de chips. Toda cruza, fertilização e nascimento devem ser comunicados à instituição. E cada potro que nasce passa por exame de DNA para comprovar a sua procedência. “O rigor é necessário, pois estamos falando de animais que podem custar milhões de reais”, detalha.

Além da procedência e dos cuidados com o animal, o adestramento é parte fundamental na construção de um campeão. Para isso, o haras possui um dos profissionais mais capacitados do Brasil. Rodrigo da Silva Bernardes, natural de Minas Gerais, mais conhecido como Diamante, precisa ter atenção em cada detalhe do animal. “Nas competições tudo é analisado, altura, peso, pelagem. Mas o principal é o adestramento. O cavalo passa por uma série de exercícios nas competições e é montado por cinco juízes diferentes. Cada detalhe conta: posição das patas, das orelhas. Tudo”, observa.

Diamante atua profissionalmente como adestrador há 13 anos e conta que não pode participar do campeonato nacional devido à uma questão pessoal, mas ficou feliz com a conquista. “É gratificante participar da formação de um campeão. Apesar da importância da demonstração na competição, o que faz o campeão é o treinamento diário, e isso nos deixa felizes por ver o trabalho dando resultado”, completa o adestrador.
Com tantos títulos, Picolé já provoca a cobiça de haras de outros estados brasileiros. Mas Gagá garante, “O Picolé não sai daqui”. O animal é reconhecidamente um dos melhores do Brasil, e traz fama para o haras e para Gaspar. “Fazemos com amor; é bom ver o resultado. Mais que um negócio, isso é o hobby e um prazer. Esperamos continuar crescendo”, encerra Gagá.

Junte-se à nossa lista de amantes de cavalos!

Assine para receber ofertas de compra e venda de cavalos, atualizações, informações sobre Haras e Criadores de cavalos de várias raças diretamente no seu E-mail. Venha galopar com a gente!

Obrigado! Agora só confirmar lá no seu e-mail ;)

Algo deu errado.

Responder