O Cavalo Mustang

Mustang

O Mustang, é um cavalo selvagem e, vem de origem Europeia: Os cavalos Mustang descendem dos cavalos Espanhóis levados à América pelos conquistadores, descendentes dos primeiros cavalos espanhóis que chegaram ao México e à Flórida. A palavra vem do espanhol mestengo, ou “desgarrado”.
Algumas manadas de mustangues são descendentes diretas das trazidas pelos conquistadores, destacando-se a da montanha Pryor, em Montana e norte do Wyoming, cuja secular herança espanhola foi comprovada por exames de sangue, em 1992. Esses cavalos tendem a apresentar marcas mais primitivas: listras como as da zebra nas pernas e riscos ao longo da espinha, além de pelagem em tons de camuflagem pardos e cinzentos.
Assim que os espanhóis se estabeleceram, após a dizimação dos Aztecas e de outros no Séc. XVI, foram soltos nos povos nativos inúmeros cavalos espanhóis, que fugiram e tornaram-se selvagens.
Esta é a última espécie de cavalos selvagens do continente Americano. Por isso, estes cavalos estão protegidos pela lei de estado. Maltratar ou matar um Mustang constitui uma infracção federal nos EUA.

Os índios que viviam nos continente Americano antes da chegada dos Europeus, não conheciam o cavalo e primeiro ainda tiveram medo deles, mas depois compreenderam que eles podiam ser um elemento decisivo, para caçar ou para a guerra.
Eram os cavalos usados por muitas comunidades indígenas dos EUA e sua depuração no meio selvagem tornou a raça sinônimo de força e rebeldia.

Todo ano, 40 a 60 arrebanhamentos removem entre 5 mil e 10 mil cavalos selvagens de seu habitat no oeste. Em nove dias, mais de 600 animais foram trazidos para Rock Springs e despachados depois para Cañon City, no Colorado. Lá, num presídio, serão marcados, castrados, medicados e separados por sexo e idade. Os detentos treinarão alguns, que serão leiloados ainda naquela temporada; outros aguardarão adoção ou remoção para antigas áreas protegidas.
DESUMANO!!!!!!

Os Mustang vivem em manadas de catorze, por vezes mais. Cada manada consiste em éguas e potros, assim como jovens machos com menos de dois anos. Apenas um cavalo dirige o grupo. Este é o que manda.Uma manada de mustangs pode dobrar de tamanho a cada cinco anos.

Ele fica sempre de vigia, para que não haja predadores que ataquem os potros (coiotes, pumas, etc), protegendo assim a manada. Esta é uma forma de segurança eficaz, com que faz com que ele mantenha sempre o domínio.

Um garanhão luta, às vezes até a morte, pelo direito de ter as próprias fêmeas; depois tem de continuar a defendê-las de solteiros intrusos até que a idade avançada o impossibilite.Um macho que perca suas éguas num arrebanhamento, para ele, que arriscou a vida a lutar por aquelas fêmeas, a vida terminou. Vai acabar sozinho.

Por volta de 5 mil mustangues são adotados todo ano, com a intermediação do BLM.
É provável que cavalos existirão enquanto houver ser humano para se sentar numa sela. Mas não há certeza de que haverá natureza suficiente para os mustangues correrem em manadas seguras, funcionais e geneticamente viáveis.

Quanto mais aprendemos sobre a vida emocional e social desses animais, mais nos damos conta de que eles recorrem a uma poderosa sabedoria colectiva para sobreviver. Eles vivem em grupos familiares bem estruturados e formados com base em muita luta. Se removermos membros do grupo, as consequências podem ser devastadoras aos demais.

O Mustang é pequeno e vigoroso. De pescoço curto e cabeça também pequena, o Mustang tem os olhos bastante expressivos. Os seus membros são rijos. Mede entre 135cm e 155cm.

Cavalo rápido e forte, o Mustang é capaz de sobreviver em regiões áridas e montanhosas, onde se alimenta apenas com plantas com textura áspera. É um animal que bebe pouco e que se dá bem com tempos quentes e secos como muito frio.

O nome Mustang vem de uma antiga palavra espanhola que significava “sem dono” ou “vagabundo”.

Junte-se à nossa lista de amantes de cavalos!

Assine para receber ofertas de compra e venda de cavalos, atualizações, informações sobre Haras e Criadores de cavalos de várias raças diretamente no seu E-mail. Venha galopar com a gente!

Obrigado! Agora só confirmar lá no seu e-mail ;)

Algo deu errado.