WeCreativez WhatsApp Support
Tire suas dúvidas sobre anúncios pelo site ou Aplicativo e responderemos diretamente no seu WhatsApp.
Quer ajuda para anunciar?
Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Diarreia em cavalos: causas, sinais e tratamento

Diarreia em cavalos: causas, sinais e tratamento


Diarreia em cavalos: causas, sinais e tratamentoA diarreia em cavalos é muito mais comum do que imaginamos, principalmente nos neonatos.

É uma desordem muitas vezes ocasionada pela mudança na alimentação ou até mesmo de ambiente que faz o animal ter uma frequência maior de defecação.

Apesar de ser considerada comum, a diarreia merece uma atenção especial caso ocorra com frequência, podendo ser sinal de diversas doenças.

Por isso ficar por dentro do assunto e se atualizar é sempre bom, certo?

Causas da diarreia em cavalos

Podendo ser considera sinal de outra enfermidade a diarreia pode ter causas variadas, sendo as mais comuns:

– Ingestão de toxinas;

– Parasitas;

– Infecção por Salmonella;

– Neoplasia (Tumor no intestino);

– Mudança alimentar;

– Rejeição do organismo a antibióticos.

Sinais clínico e diagnóstico

A mudança na consistência fecal é o primeiro sinal visível, podendo ter outros de acordo com o grau do problema, o que conta com rápida intervenção do médico veterinário.

– Febre e olhos opacos;

– Alto som intestinal;

– Desidratação, perda de peso e fraqueza;

– Sinais de cólica (dor abdominal);

– Edema (acúmulo de líquido nos membros inferiores e embaixo do abdômen)

O diagnóstico é um pouco complexo pelo fato de ser necessária uma avaliação laboratorial para conseguir encontrar o agente causador da anomalia ou até mesmo como é recomendado o uso do exame ultrassonográfico para localizar uma inflação intestinal.

Tratamento e prevenção

O tratamento é específico de acordo com a etiologia da diarreia, podendo ter a necessidade do uso de medicamentos determinados.

Em casos de suspeita de diarreia se o animal faz uso prolongado de anti-inflamatórios ou qualquer outro tipo de fármaco é necessário suspender o uso até que o veterinário avalie o caso do animal.

Como técnicas de prevenção é sempre bom estar atento na alimentação e os locais de pastejo do animal.

Inúmeras são as patologias que podem desencadear a diarreia em cavalos, por isso a busca incessante por conhecimento é essencial quando se trabalha nesse meio.

Você produtor ou criador já buscou se informar sobre as medidas emergenciais que podem ser adotadas nessas situações?

É sempre bom ter conhecimento sobre o assunto caso o médico veterinário não esteja disponível no momento em que for solicitado.

Saiba como agir! Nós temos dicas para você: Primeiros Socorros em Equinos a Campo

Você pode dar auxilio ao seu animal até a chegada de um profissional veterinário.

Fonte: Portal Escola do Cavalo





Fonte




Topo Baixar App
Baixar App
>