WeCreativez WhatsApp Support
Tire suas dúvidas sobre anúncios pelo site ou Aplicativo e responderemos diretamente no seu WhatsApp.
Quer ajuda para anunciar?
Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Dom Pedrito seleciona para a Morfologia da raça Crioula na Expointer

Dom Pedrito seleciona para a Morfologia da raça Crioula na Expointer


Dom Pedrito seleciona para a Morfologia da raça Crioula na Expointer
Destaque ficou por conta de égua de criatório de Uruguaiana que levou o prêmio de melhor exemplar da raça; Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

28 de março de 2019

Criadores, expositores e entusiastas da raça Crioula se reuniram na cidade de Dom Pedrito (RS), ponto de mais uma parada da seleção morfológica nestes dias 23 e 24 de março. Na segunda Exposição Passaporte da temporada, foram reunidos 66 animais confirmados e 13 incentivos na pista do Parque de Exposições Cypriano Munhoz Filho, firmando o grande evento que marcou o retorno da seletiva para a Expointer ao município depois de 20 anos.

Na duas filas que compuseram o grande campeonato, oito animais de marcas e cabanhas expressivas da região da Campanha e fronteira. Puxando a fila das fêmeas e levando para casa também o título de Melhor Exemplar da Raça, a potranca Basca Constância se juntou à lista de animais já passaporteados da Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS). A colorada salina é a quarta habilitada a Expointer do estabelecimento neste ciclo. “É uma égua com um grande presente, está em um bom momento, e é extremamente sólida, com características que buscamos dentro da raça”, avaliou o jurado Federico Arguelles.

O potranco menor Bucanero Ico confirmou seu selo racial participando da sua segunda exposição Passaporte neste ano, levando o nome da Cabanha São Desso como expositora. Em Pelotas, na última semana, havia saído com a escarapela de Quarto Melhor Macho. Já em Dom Pedrito, ficou como o melhor entre os garanhões, sagrando-se Grande Campeão. As decisões do jurado Federico Arguelles, que cruzou a fronteira Argentina/Brasil para dar sua contribuição na seleção brasileira, tiveram que ser feitas entre um grupo forte e diverso, composto por exemplares vindos de 16 municípios e representando pelo menos 41 diferentes estabelecimentos expositores.

Uma conquista para a seleção da raça e também para os organizadores, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Cypriano Munhoz Filho, que trabalhou com a capacidade de animais disponível no Parque totalmente ocupada. Para o presidente do Núcleo, Henrique Borges, o resultado não podia ser melhor, superando as expectativas iniciais. “Encerramos o passaporte com a sensação do dever cumprido, nossa equipe pegou junto desde o início e temos certeza que causamos uma boa impressão a quem visitou Dom Pedrito pela primeira vez e também temos convicção que a nossa parcela no circuito 2019 foi feita a bom termo”, avalia o gestor.

Na supervisão técnica da prova, Daniel Rossato Costa, profissional credenciado à ABCCC, foi o responsável pelo evento. O ciclo oficial de Exposições Passaporte conta com o patrocínio de Banrisul.

Confira o resultado

FÊMEAS
Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
Basca Constância, criadora e expositora Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)

Reservada Grande Campeã
Quilero Divindad, criador e expositor Eduardo Móglia Suñe, Cabanha Quilero, Bagé (RS)

3ª Melhor Fêmea
Imaginada Cala Bassa, criador e Expositor: Marcelo Rezende Móglia, Cabanha Cala Bassa, Bagé (RS)

4ª Melhor Fêmea
Rancágua 1213 da Reconquista, criador e expositor Marcelo Tellechea Cairoli, Reconquista Agropecuária Ltda., Alegrete (RS)

MACHOS

Grande Campeão
Bucanero Ico, criador e expositor Frederico Wolf, Cabanha São Desso, Dom Pedrito (RS)

Reservado Grande Campeão
Hamurabi Cala Bassa, criador e Expositor: Marcelo Rezende Móglia, Cabanha Cala Bassa, Bagé (RS)

3º Melhor Macho
Marconi Senhor dos Mates-TE, criador Alexandre Espindola Araújo e expositor Condomínio Senhor dos Mates

4º Melhor Macho
Bailongo II Tupambaé, criador Oswaldo Dornelles Pons e expositor Marcos Raul Ferreira Fagundes e Fernanda Helena Horn, Porto Alegre (RS)

Fonte: : Francine Neuschrank/ABCCC






Topo Baixar App
Baixar App
>