Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Entenda como deve ser o planejamento nutricional dos equinos hospitalizados

Entenda como deve ser o planejamento nutricional dos equinos hospitalizados


Entenda como deve ser o planejamento nutricional dos equinos hospitalizadosA atenção à nutrição dos equinos deve estar no topo da lista de prioridades, de modo que este quesito terá um peso diferenciado no desempenho e qualidade de vida do animal. Já no caso dos animais que estejam passando por algum período de recuperação, em virtude de alguma doença, ou mesmo animais idosos, a atenção a este item deve ser ainda maior.

Por conta das dores, estresse gerado pela situação e metabolismo alterado, se estes equinos não forem devidamente bem alimentados, o que não quer dizer quantidade, mas qualidade nutricional, poderão apresentar perdas excessivas de peso e atrair até mesmo outros tipos de infecções, principalmente no pós-cirúrgico, por conta desta situação de fragilidade.   

Antes de realizar um planejamento nutricional é preciso que o profissional tenha, no entanto, o conhecimento de que os animais nestas condições possuem uma taxa reduzida de absorção de nutrientes e que cada caso deve ser analisado cuidadosamente, considerando o quadro específico.

Há quadros clínicos em que é necessário inclusive o fornecimento de alimentação via sonda, principalmente quando há uma queda acentuada no apetite do animal ou dificuldades de mastigação. Estes alimentos, na forma líquida ou pastosa, devem ter um grau elevado de digestão, de forma que as células possam ser nutridas e atuar no sistema imunológico.

Já as dosagens de proteínas, vitaminas e sais minerais, deverão ser feitas somente por um profissional capacitado, de modo que sejam realizadas com equilíbrio para suprir todas as necessidades do organismo. Isso várias vezes durante o dia e em poucas quantidades, juntamente com a terapia, repouso e outras ações para a recuperação.

Quer ficar ainda mais por dentro do assunto?

Então confira esse outro post sobre a nutrição equina super interessante: Alimentação correta dos cavalos

Fonte Informativo Equestre





Fonte

Pesquisar




Comentários

Topo Baixar App
Baixar App
>