Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

10 fatos fascinantes sobre cavalos que talvez você não saiba – Desde o riso até no consumo da sua carne

Fatos sobre cavalos

Cavalos têm acompanhado os seres humanos milhares de anos e eles não mostram nenhum sinal de que vão nos abandonar. Como tal, eles são uma visão instantaneamente reconhecível e familiar, mesmo que cada vez mais muitos de nós os vemos na TV ou na internet. É uma pena, realmente, porque estes animais poderosos valem bem a pena toda a atenção que recebem. Hoje, vamos honrá-los dando uma olhada em 10 fatos fascinantes sobre cavalos.

10 “O riso do Cavalo”

O riso a cavalo

Você pode ter visto um cavalo fazendo uma expressão estranha onde ele ondula seu lábio superior e mostra seus dentes em um sorriso largo. Isto faz com que ao olharmos para ele, parece estar rindo. Na realidade, esta é parte de uma técnica especial de aumento de nariz conhecido como reflexo flehmen. Os cavalos fazem esse cara divertida para direcionar odores flutuando no ar em direção a glândulas olfativas especiais que estão localizados na extremidade da passagem nasal do cavalo.

O enrolamento dos lábios e a ligeira inclinação da cabeça ajudam o animal a sentir esses cheiros em direção a essas glândulas. O reflexo de flehmen é muito mais comum nos cavalos machos.Muito parecido com girafas , os garanhões, muitas vezes provam a urina de éguas desta maneira para verificar se elas estão no cio.

O cavalo não está rindo de você, está apenas tentando descobrir se você cheira mal

9 A indústria do Cavalo

Para pessoas que nunca estiveram envolvidas com cavalo, é fácil assumir que tudo o que precisam é de algum feno de vez em quando, um espaço para cavalgar e deixar o cavalo pastando, e um ou dois pré-adolescentes para tirar fotos em cima dele. Isto não podia estar mais longe da verdade.

Os cavalos são usados ​​para várias competições esportivas, reprodução, recreação, e o velho trabalho. É preciso muito mais do que apenas um campo para pastagem e uma baia. Na verdade, os cavalos são um grande negócio . Aproximadamente 4,6 milhões de americanos trabalham na indústria do cavalo de uma forma ou de outra. Estima-se que a indústria de cavalos dos EUA tenha um efeito econômico de  $39 bilhões de dólares anuais.

Isso é apenas contando com os cavalos americanos. Há aproximadamente 58 milhões cavalos no mundo e a grande maioria deles são atendidos por seres humanos.

8 Cavalos Policiais

Cavalos Policiais têm sido utilizados na aplicação da lei desde o século 17 e a primeira polícia montada foi criada em 1805. Esta unidade com sede em Londres foi um enorme sucesso, e em poucos anos, a Austrália, Estados Unidos e o Brasil haviam adotado a ideia. Ver aqui Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”

Cavalos Policiais sempre foram muito mais do que um mero método de transporte. Os benefícios de um policial a cavalo são óbvios – afinal, um policial que monta um animal enorme e forte, comanda um respeito muito diferente do que um a pé. É por isso que os cavalos selecionados para o trabalho tendem a ser grandes (cavalos castrados), que são tanto imponentes e nivelado suficientemente para o trabalho potencialmente estressante.

7 Olhos

olhos do cavalo

Os cavalos têm uma boa visão, graças a seus olhos muito peculiares . Com um diâmetro de aproximadamente 5 centímetros (2 polegadas), eles são os maiores entre qualquer mamífero terrestre. Quando medido em termos de volume, o olho de um cavalo é até nove vezes maior do que a de um ser humano. Diz a lenda que isso significa que os cavalos vêem as coisas tão maiores que os seres humanos, e é por isso que às vezes se assustam facilmente, mas isto não é verdade

O olho do cavalo tem três pálpebras – duas normais e uma terceira chamada membrana nictitante – que está localizada no canto interno do olho e, ocasionalmente, varre o olho, lubrificando e limpando se necessário. Os cavalos não podem focar corretamente seus olhos como os humanos. Em vez disso, as partes inferiores de sua retina vê objetos à distância, e os superiores são para uma visão mais próxima. Isto significa que se você quiser saber para onde um cavalo está olhando, você deve prestar atenção em que direção está sua cabeça. Se você vê um cavalo em pé em um campo e está fazendo aquela coisa onde está de pé com a cabeça erguida e as orelhas apontadas para a frente, não é exibicionismo – o animal provavelmente está apenas olhando algo interessante à distância.

6 Equinos Híbridos

Um Híbrido por exemplo o zebralo,  é uma espécie híbrida, resultado do cruzamento entre uma égua e um macho de zebra. Como todos os híbridos, esse animal é estéril, ou seja, não é capaz de se reproduzir e gerar descendentes.

Sua aparência aproxima-se mais do cavalo, mas é possível distingui-los pelas listras presentes nas pernas e algumas vezes na parte de trás do pescoço e flancos. Geneticamente, cada qual guarda suas peculiaridades, os cavalos têm 64 cromossomos, ao passo que as zebras apresentam, dependendo da subespécie, 32, 44 ou 46 cromossomos.

Essa mistura gerou um animal de temperamento forte e muitas vezes agressivo. Não é comum encontrar um zebralo na natureza, por isso ele é considerado uma raridade entre aqueles que gostam de possuir e exibir animais exóticos.

O cruzamento entre essas duas espécies foi fruto de uma experiência conduzida pelo professor de História Natural Cossar Ewart, em Edimburgo. O experimento tinha como objetivo investigar a teoria da telegonia, que trata da transmissão de genes de geração para geração.

De acordo com pesquisadores, 10% das espécies animais podem cruzar com outras espécies. A fusão pode acontecer naturalmente ou através da manipulação humana, com fins científicos.

5 As Patas do Cavalo

ferradura de cavalos - curiosidades

Todo mundo sabe a maioria dos cavalos são equipados com ferraduras, mas a maioria das pessoas não estão cientes de que essas peças curvas de metal não são apenas para proteger o casco. As partes duras de cascos de cavalo são feitas de queratina a mesma proteína resistente que compõem chifres, unhas e cabelo e, portanto, deixam muito a desejar quando se trata de coisas como tração. Imagine correr em uma rua molhada, pavimentada usando chifres como sapatos?

Para proteger o casco, que é uma região sensível e, ao mesmo tempo, muito importante para a locomoção desses animais. Os cavalos pisam sobre a extremidade de um único dedo, protegido pelo casco, que nada mais é do que uma unha muito grossa. No passado, quando ainda não existia o hábito de colocar ferraduras nos cavalos, o casco acabava sofrendo um grande desgaste e o animal ficava inabilitado para o trabalho, esporte ou lazer. Foi por volta do século 10 que surgiu o costume de colocar a proteção de ferro nos equinos. A ferradura é presa por uma série de cravos na parte morta do casco, portanto, o animal não sente dor – mas é preciso tomar alguns cuidados para que sua fixação seja eficiente. Hoje em dia, o acessório pode ser forjado a partir de vários materiais, como o aço, o alumínio e outros metais especiais. Além da proteção, a ferradura aumenta a tração das patas, serve para compensar defeitos de formação do casco e reduz irregularidades da marcha.

Nomes de Cavalo

Se você já foi a uma corrida ou um evento qualquer de cavalos, você provavelmente notou que a maioria dos nomes de cavalos são diferentes. Cães e gatos geralmente recebem nomes “bonitos”, poderoso, ou até mesmo nomes usados para humanos, mas os cavalos tendem a acabar com nomes como “Seabiscuit”, “Horlicks” ou “Ohnoitsmymotherinlaw.” (IMPRONUNCIÁVEL rs…) O que parece ser aleatório, na verdade existem muitas tradições e superstições associadas com o nome do cavalo.

Veja aqui sobre lista de nomes com significados para o seu cavalo

Muitos criadores nomeiam seus cavalos para respeitar seu pedigree, o que pode levar a algumas variações infelizes ao longo do tempo. Muitos proprietários preferem nomes poderosos como “Man O’War“, porque acredita-se que isso traz boa sorte ao cavalo nas corridas. Por outro lado, nomear um cavalo como “O Vencedor” é uma maneira certa para nomear um cavalo que nunca vai ganhar uma corrida em sua vida, por isso alguns proprietários apenas decidem ter um pouco de diversão com o nome.

Naturalmente, existem também regras reais que regem a tradição de nomeação. Caso contrário, um evento com cavalos seria ler como uma lista dos nomes de usuários de um fórum de discussão particularmente insano na Internet. Estas regras variam dependendo da sua área. Por exemplo, o Jockey Club de Louisville limita o comprimento do nome a 18 caracteres; Proíbe nomes obscenos, racistas ou muito semelhantes a cavalos que competem ativamente; E não permite nomes que são inteiramente feitos de números. Se um cavalo fica famoso o suficiente, seu nome pode ser proibido de ser usado, da mesma forma alguns esportes aposentam o número do cavalo atleta, especialmente os lendários.

3 Cavalos Árabes

cavalo árabe curiosidades

A maioria dos cavalos podem ser criaturas muito bonitas quando se olha atenciosamente para elas, mas muitas pessoas consideram o cavalo árabe a mais majestosa de todasNós sabemos que eles apareceu pela primeira vez a pelo menos 4.500 anos atrás, que também os torna uma das mais antigas raças de cavalo. É geralmente assimilado aos beduínos, que são conhecidos pela sua paixão e pela criação de cavalos, estão por trás da criação da Raça Árabe. Com seu corpo rijo, olha “deserto” e silhueta imediatamente reconhecível, um cavalo árabe se diferencia facilmente das outras raças.

Pela maneira como ele olha, sua calda alta e o formato único da cabeça, as coisas realmente ficam ainda mais estranhas quando você olha um pouco mais fundo. Cavalos árabes têm uma estrutura óssea que é completamente diferente de todos os outros cavalos. Suas costelas são muito mais amplo, mais forte e mais profunda, e tem geralmente uma menos do que outros cavalos normalmente têm. Também tem menos ossos lombares e vértebras da cauda. Estas peças”desaparecidas” não o torna em nada inferior a outras raças, pelo contrário, cavalos árabes são considerados alguns dos atletas mais fortes resistência no reino animal, capaz de executar mais de 160 quilômetros sem descanso.

2 Carne de Cavalo (Esse é polêmico)

Carne de Cavalo

Apesar de recentes escândalos que indicam o contrário, a carne de cavalo é considerado uma iguaria em muitos países. Bélgica, em particular, é muito comum, não só a carne de cavalo, mas, também cérebro e coração do cavalo. Os belgas não estão sozinhosNo Brasil, um restaurante de culinária japonesa, de São Paulo, serviu por quase um ano sushi e sashimi de carne de cavalo.

De acordo com o chef, que já trabalhou no Japão por 10 anos, esta carne é a mais consumida por lá depois dos peixes, principalmente na região sul do país. Nas cidades de Kumamoto e Fukuoka, os restaurantes oferecem o sushi e sashimi de carne de cavalo como carro-chefe da casa.

Os únicos países que nunca realmente conseguiu pular na onda ‘hippophage’  (comedores de cavalos) também são os dois mais influentes de língua Inglesa. Apesar do fato de que ambos os EUA e o Reino Unido estão entre os maiores exportadores de carne de cavalo do mundo, ambos historicamente zombam da carne de cavalo como alimento. Como tal, o que não é exportado geralmente é usado como alimento para outros animais.

Memória do Cavalo

Lembre-se sempre de tratar bem seu cavalo, pois eles podem se lembrar de seu insulto para o resto de sua vida.

Um estudo de 2010 revelou alguns resultados muito surpreendentes sobre a inteligência do cavalo, especialmente a memória. Nosso amigo equino compreende as nossas palavras muito melhor do que nós imaginamos, sua memória é pelo menos tão boa como a de um elefante. Se um cavalo é tratado amavelmente, ele se lembrará da pessoa como um amigo carinhoso e confiante para se relacionar. O cavalo vai instantaneamente lembrar da amizade com você, independentemente de quanto tempo vocês ficarem longe um do outro. Eles também lembram-se muito bem de lugares, a maioria dos cavalos ficam nervosos quando eles são levados para um lugar onde eles tiveram uma experiência ruim.

A boa memória e o intelecto relativamente poderoso dos cavalos nem sempre são uma coisa boa. Se ficar entediado, eles podem acidentalmente descobrir como desatar-se de cordas e abrir trincos. Uma vez que eles aprendem esses métodos travessos, eles nunca, nunca se esquecem.

Então, o que achou dessa lista? Deixe seu comentário. Para nós é muito importante saber o que você pensa.

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo