Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

O Primeiro O banho do Cavalo

O primeiro banho de um cavalo é algo novo e causa estranhamento. Embora os animais estejam acostumados com a chuva, a pressão da água e os locais a serem molhados no banho são diferentes, e isso é motivo de medo para a maioria dos cavalos.

primeiro-banho-do-cavalo

Eu começo com os banhos já na primeira etapa da doma, quando o potro já conhece o cabresto, com a finalidade de auxiliar na dessensibilização, chegando aos locais sensíveis primeiro com a água e depois com a mão. A vantagem do banho nesta etapa é que ajuda a criar um vínculo de amizade e confiança, uma vez que a massagem com as mãos e o shampoo acabam por ser agradáveis aos cavalos, que relaxam a aproveitam o momento.

O primeiro passo do banho é deixar o animal cheirar e conhecer a mangueira ou jato de água que será utilizado. Eu deixo que o potro cheire a água, beba, se quiser, e veja que não há perigo nela.

O segundo passo consiste em aproximar o jato de água do potro e molhar, devagar e sem muita pressão, os cascos e boletos, e por aí subir pela pata, a medida que o animal relaxe e aceite a situação.

O terceiro passo é atingirmos o peito, a parte de baixo da barriga, as virilhas, sempre com calma e observando as reações do potro. Não devemos fazê-lo sentir medo de qualquer que seja a ação que desempenhamos. Nosso objetivo aqui é tornar o banho uma etapa agradável do convívio.

Por último, direciono o jato de água para cima, fazendo com que a água caia sobre o lombo do potro, como cai a chuva. Do lombo e garupa, volto ao pescoço e por fim dirijo o jato à cabeça. Para esta última, um cuidado especial: jamais direcione o jato de água para as orelhas do cavalo! É incomodo, dói e pode causar problemas se entrar na orelha. Como o cavalo naturalmente defende as mesmas, posicionando-as para trás, direcione o jato para a testa, sem muita pressão.

Com o passar dos banhos, isso tudo fica natural e bem aceito pelo cavalo e passa a ser um momento gostoso e divertido ao lado do homem depois de um trabalho ou exercício!

Fonte: Comportamento Equino

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo Baixar App
Baixar App