O que é um Haras e para que serve?

Cavalos nas baias

Quando se pensa em o que é um Haras, logo nos vem na cabeça a imagem de um monte de cavalos com a cabeça para fora em uma janelinha, não é mesmo?

Um Haras é um local preparado exclusivamente para criação de cavalos. Geralmente, são focados em apenas uma raça a fim de produzirem os melhores animais possíveis.
Haras normalmente são propriedades particular, que também podem receber animais de outros criadores cobrando uma taxa para alugarem suas baias. A atividade ou esporte para qual os cavalos são criados dependem daquilo que o administrador (ou dono) resolveu adotar. Pode-se criar Campolina, Mangalarga Quarto de Milha de corrida, Cavalo Árabe para salto, etc.

Geralmente em um Haras temos os piquetes, um Redondel, algumas baias para a acomodação de animais,casas de Selas, Farmácia, Estocagem de ração e feno são itens obrigatórios.  A grande maioria dos proprietários de Haras participam de eventos que acontecem com frequência (como cavalgadas, poeirões, leilões, campeonatos…)
Alguns Haras mais completos como o Haras Raphaela possuem infra-estrutra completa para qualquer tipo de evento equestre, de leilão até rodeios.
A maioria dos cavalos em um Haras são registrados, possuem nomes, árvore genealógica e tudo mais.

Ter um Haras é trabalhoso e requer muito amor pelos animais acima de tudo! Pesquisem as Histórias dos Haras aqui publicados e leiam como eles começaram. Tudo começa pelo amor, carinho e respeito aos animais. Se você tem isso, então o passo mais importante já foi dado!

Ficou curioso? Pesquise aqui no site também se há algum Haras próximo de você, entre em contato e marque uma visita. Quem sabe você se apaixona por algum cavalo e já sai de lá montado no lombo de um novo amigo?

Junte-se à nossa lista de amantes de cavalos!

Assine para receber ofertas de compra e venda de cavalos, atualizações, informações sobre Haras e Criadores de cavalos de várias raças diretamente no seu E-mail. Venha galopar com a gente!

Obrigado! Agora só confirmar lá no seu e-mail ;)

Algo deu errado.

Responder