Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Palpação transretal em equinos: Técnica fundamental para o dia a dia dos médicos veterinários!

Palpação transretal em equinos: Técnica fundamental para o dia a dia dos médicos veterinários!


Palpação transretal em equinos: Técnica fundamental para o dia a dia dos médicos veterinários!A palpação transretal em equinos é um exame muito importante na rotina dos médicos veterinários. Pois, é um método de diagnóstico imprescindível para a avaliação do sistema uterino das éguas, principalmente para proporcionar informações relacionadas a prenhez. A avaliação possibilita alcançar órgãos internos como o intestino delgado, intestino grosso, rins, útero e ovário.


Para realização dos exames é muito importante observar alguns cuidados, o profissional responsável precisa conhecer muito bem sobre a anatomia animal e sobre a utilização de materiais corretos. Por isso, falaremos mais sobre esse assunto ao longo do artigo. Boa leitura!

Palpação transretal em equinos + ultrassonografia = Ótimos resultados! 

A palpação transretal em equinos vem trazendo diversos benefícios para os criadores ao longo dos anos. No caso da gestação em éguas, sabemos que quanto mais precoce é o diagnóstico maior são as chances de redução nos custos de produção em função da possibilidade de descartar os animais que são improdutivos.

 

A partir da técnica, os médicos veterinários conseguem se inteirar não só sobre as condições em que se encontram o útero. Mas, também sobre o nível de desenvolvimento do feto e sobre a situação na qual se encontra órgãos como rins, intestino e baço.

 

O principal aliado da técnica de palpação é a ultrassonografia, consiste em realizar o procedimento por meio de imagens, junto são considerados dois métodos eficientes de verificação da prenhez de éguas. E mais, são capazes de informar precocemente ao médico veterinário sobre possíveis situações de perda na gestação, problemas relacionados a infertilidade, patologias, e outras informações que dizem respeito ao desenvolvimento do feto.

Palpação transretal em equinos: Técnica fundamental para o dia a dia dos médicos veterinários!

 

A ultrassonografia é um método considerado menos invasivo do que a palpação e garante maiores chances de acerto no diagnóstico. Porém, é fundamental que o médico veterinário esteja muito bem capacitado sobre o assunto e invista em bons equipamentos.

Infraestrutura necessária para realização da técnica 

Dar atenção especial para alguns detalhes da infraestrutura diminui os riscos tanto para o profissional que executa a técnica, quanto para os animais. Durante a realização do procedimento os equinos podem se assustar, apresentar certo incômodo e responder com agitação aos estímulos dolorosos, e assim acabar machucando o veterinário que está realizando a palpação.


Para evitar os acidentes o ideal é que os animais sejam colocados nos troncos de contenção, em casos de muita agressividade podem ser sedados. Características desejáveis para as instalações:

Troncos fortes e resistentes, de preferência desmontáveis;

Não deve conter pregos ou pontas que podem cortar os animais;

O piso deve ser áspero e não escorregadio mesmo quando molhado;

 E com Bordas arredondadas. 

Capacitação constante dos profissionais 

De tempos em tempos a medicina veterinária apresenta novos detalhes, avanços e atualizações relacionadas a estes dois tipos de exames, os quais podem fazer a diferença durante os diagnósticos. E mais, a eficiência das técnicas depende muito da capacitação constantes dos profissionais que a executam. É preciso ter segurança no momento de tomar decisões em momentos importantes como:

  • A hora de induzir a ovulação através das características ovarianas e uterina;
  • Avaliar se a égua está no momento certo para inseminação artificial;
  • Avaliar receptoras no momento da inovulação do embrião;
  • Detecção de patologias ovarianas e uterinas;
  • Verificar o desenvolvimento fetal.

No curso de palpação transretal e ultrassonografia na reprodução equina, você aprenderá na prática várias técnicas lucrativas e imprescindíveis para atuar na reprodução equina. Afinal, em terra de médico veterinário quem detém conhecimento é rei. Imagine você recebendo treinamento prático individual, em uma mega infraestrutura e através dos melhores especialistas do Brasil. Demais né!

Fonte: Revista Veterinária 

 





Fonte

Pesquisar




Comentários

Topo Baixar App
Baixar App
>