WeCreativez WhatsApp Support
Tire suas dúvidas sobre anúncios pelo site ou Aplicativo e responderemos diretamente no seu WhatsApp.
Quer ajuda para anunciar?
Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Pelotas define os primeiros finalistas para a Morfologia da Expointer

Pelotas define os primeiros finalistas para a Morfologia da Expointer


Pelotas define os primeiros finalistas para a Morfologia da Expointer
Passaporte Pelotas – Orgulho Mapocho – Crédito Leandro Vieira ABCCC Divulgação

19 de março de 2019

Um local de tradição para dar início aos trabalhos. Foi com esse tom que a primeira Exposição Passaporte do ciclo 2019 aconteceu nos dias 14 e 15 de março, na Associação Rural de Pelotas. A cidade, que também é sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e faz parte de uma região histórica para a raça, marcou a abertura da rota de Passaportes. Ao todo, mais 18 cidades ainda recebem as Exposições dessa temporada.

Com 63 animais admitidos, a Passaporte de Pelotas contou com a supervisão técnica de Rouget Gigena Wrege. No julgamento, Ricardo Vieira Borges foi o responsável por selecionar os primeiros oito animais que se classificam para a Morfologia da Expointer. O evento foi uma organização do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos. “Em uma Exposição com esse nível, as características dos animais são muito próximas. Os cabanheiros trazem seus melhores exemplares. O que nós precisamos fazer é tentar pontuar os detalhes que realmente são importantes para a raça, salientou Borges.

Sobre a égua que levou o prêmio de Melhor Exemplar da raça, Basca Dinastia, o jurado destacou que apesar de ainda ser uma potranca, a sua qualidade de cabeça é um destaque. “Ela tem uma cabeça curta, triangular e expressiva. O pescoço do animal é leve, tanto na entrada do pescoço quanto na entrada do peito. A linha superior é firme, a garupa e a descida de perna são boas. Além disso a potranca tem excelentes aprumos e é muito bem estruturada. Eu acredito que o animal ainda tem um futuro muito promissor dentro da raça”, observou.

Já sobre o grande campeão, o cavalo Orgulho Mapocho, Borges explicou que o exemplar tem muita qualidade de cabeça, uma boa ganacha e uma cabeça expressiva de macho. “É um pescoço bem implantado tanto na cabeça quanto no peito. Ele tem profundidade de costela e os antebraços são musculosos. O cavalo se completa bem com uma garupa comprida, uma perna bem descida e com bons aprumos”, ressaltou.

Peças fundamentais na expansão da raça, os Núcleos têm tornado cada vez mais possível o contato de usuários e criadores com o universo de atividades do Cavalo Crioulo. Desde a posse, o presidente do Núleo Sudeste vem trazendo a ideia de viabilizar os custos dos eventos para que o número de participantes aumente. “Nós sabemos que além das inscrições, os participantes também têm outros gastos que podem dificultar a participação dos animais.

Estamos trabalhando com ações para tornar possível a vinda de mais competidores nos eventos promovidos por nós. O Núcleo procura ser uma família, assim, havendo convergência nas ações, podemos andar juntos e andar para frente”, explica o presidente Arthur Silveira.

A próxima parada do ciclo de Exposições Passaporte é Dom Pedrito (RS), de 22 a 24 de março. O ciclo oficial de Exposições Passaporte conta com o patrocínio de Banrisul

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
Basca Dinastia, criadora e expositora Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)

Reservada Grande Campeã
Zamba 276 da Recalada, criador e expositor Fábio Langlois Ruivo, Cabanha Recalada, Pelotas (RS)

3ª Melhor Fêmea
Basca Cobiça, criadora e expositora Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)

4ª Melhor Fêmea
FR Ilhapa, criador e expositor Rocha Peccinin-Irmãos, Fazenda Mato Alto, Santa Maria (RS)

MACHOS

Grande Campeão
Orgulho Mapocho, criador e expositor Sérgio Santos Sant’Anna e Filhas, Cabanha Mapocho, Pelotas (RS)

Reservado Grande Campeão
Charque Ventarron, criador Sucessão Julio A. Ballester e expositor Julio Alberto Ballerster, Cabanha San Arsenio, Argentina

3º Melhor Macho
Basco Domero, criadora e expositora Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS)

4º Melhor Macho e Reservado Campeão Potranco Menor
Bucanero Ico, criador Frederico Wolf e expositores Frederico e Patrícia Wolf, Cabanha São Desso, Dom Pedrito (RS)

Fonte: Júlia de Andrade/ABCCC

 






Topo Baixar App
Baixar App
>