WeCreativez WhatsApp Support
Tire suas dúvidas sobre anúncios pelo site ou Aplicativo e responderemos diretamente no seu WhatsApp.
Quer ajuda para anunciar?
For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Ração para cavalo: como fornecer de forma adequada

Ração para cavalo: como fornecer de forma adequada


Ração para cavalo: como fornecer de forma adequadaA escolha da ração para cavalo irá depender de vários critérios. Assim, é fundamental levar em consideração fatores como a idade dos equinos, peso, condições de saúde, e principalmente as atividades que desenvolvem. E mais, se são animais para trabalho, esporte ou até mesmo para lazer.

Muitos produtores cometem erros graves quando o assunto é alimentação. Mas fique tranquilo, ao longo deste artigo você aprenderá muitas dicas importantes que farão toda a diferença no seu trabalho. Vamos lá?

 

Principais erros no fornecimento da ração para cavalo

Os equinos têm exigências nutricionais específicas, para ter saúde e bom desempenho no trabalho e nas pistas elas devem ser atendidas. Com a intensificação das atividades e esportes equestres, é comum ocorrer o aumento na quantidade de ração fornecida ao animal.

Logo, há uma ideia equivocada de que aumentando o fornecimento, cresce o desempenho. Porém, grandes quantidades de alimentos são incompatíveis com a capacidade de digestão e conversão dos cavalos. Isso gera problemas sérios. É comum a ocorrência de cólicas equinas e diarreias, e o mais importante, a ingestão exagerada de carboidratos, ou mesmo a troca repentina da ração pode levar a problemas graves como a Laminite.

Mais conhecida como aguamento, essa patologia atinge o sistema locomotor dos equinos. O excesso de carboidratos gera desequilíbrio na flora intestinal, levando a um aumento de lactobacillus Streptococcus no ceco. Assim, aumenta a liberação de toxinas na corrente sanguínea, atingindo os cascos.

Caso essas situações venham a acontecer, é necessário que você, médico veterinário, saiba agir rapidamente para evitar a perda dos animais. No curso de primeiros socorros em equinos do CPT Cursos Presenciais, você tem a oportunidade de avaliar de forma prática os problemas com os cavalos.

Resumo dos principais erros

Abaixo, listamos os erros mais comuns cometidos pelos criadores, confira se você tem praticado alguns deles:

-Fornecer ração inadequada para o animal

 

– Sobrecarregar a alimentação com muitos nutrientes

 

– Fornecer pouca água ao animal

 

– Não respeitar os limites dos cavalos

 

– Demorar muitas horas para fornecer o alimento

Já deu para perceber que quando o assunto é ração para cavalo, toda atenção é pouca.

Já falamos sobre o que é prejudicial para alimentação, vamos falar agora sobre o que é recomendado na hora de fornecer o alimento? 

Como fornecer a ração para cavalo

Basicamente, é fornecido aos animais feno e forragem, o ideal é que as rações sejam ricas em vitaminas e proteínas e misturadas a alimentos como o sal, milho, compostos minerais e vitamínicos, farelo de trigo e levedura seca de cana.

Os suplementos minerais devem ser fornecidos em cochos separados e observadas as quantidades ingeridas. Animais em treinamento e provas equestres, além da ração devem receber suplementação. A inclusão dos minerais auxilia no aproveitamento dos alimentos e melhora a saúde de órgãos como o casco, musculatura dos animais, além da circulação e respiração.

 

A seguir acompanhe o nosso top 10 com as dicas mais importantes para você:

 

1- Os alimentos devem ser fornecidos em pequenas porções

 

2- Em intervalos de duas em duas horas

 

3- É ideal intercalar ração, feno e capim

 

4- A cada quilo de matéria seca devem ser fornecidos de 2 a 3 litros de água

 

5- 50% da dieta dos animais deve ser composta por volumosos

 

6- Recomenda-se o fornecimento de 50 a 90 gramas de minerais/ animal por dia

 

7- O peso do animal deve ser levado em consideração

 

8- O ideal é fornecer de 700 gramas a 1,5 Kg de ração a cada 100 Kg de peso vivo

 

9- Retire as sobras sempre ao final de cada trato

 

10- Avalie a necessidade específica de cada grupo animal

Fornecimento de ração para equinos e a reprodução

Equinos em reprodução necessitam de cuidado redobrado com a alimentação, pois sofrem mudanças corporais e precisam de um planejamento específico para cada fase. O manejo alimentar correto evita uma série de problemas futuros, um deles é a infertilidade da égua.

O fornecimento de cálcio e fósforo deve ser observado, podem ocorrer várias formas de desequilíbrio na dieta, excesso ou falta dos mesmos. Por isso, é fundamental que você, Médico Veterinário, conheça muito bem sobre o assunto. Aliás, vale lembrar que o fornecimento de ração para equinos adequada, proporciona não só bom desempenho nas pistas, no trabalho e na saúde, mas também bons níveis reprodutivos.

Dica de ouro sobre ração para equinos

Quando o assunto é cálculo de nutrição, tome cuidado com medidas universais. É muito importante calcular o peso certo de alimento fornecido ao animal. Melhor ainda quando é possível dar atenção ao comportamento individual.

Aproveite o momento de estudos para assistir o vídeo que trouxemos com super dicas sobre as principais biotécnicas na área de reprodução equina.

 Ração para cavalo: como fornecer de forma adequada

Outro ponto importante é o fornecimento de água, ela deve ser fresca, limpa e estar à disposição do animal sempre que o mesmo tiver sede. Aliás, estudos mostram que os animais podem perder grande parte de sua gordura corporal e da sua reserva de proteína. Mas a perda de 15% de sua composição em água pode levar a morte.  

Com certeza, as informações apresentadas até aqui irão facilitar muito o seu trabalho na hora de balancear e fornecer a ração para os animais. Aproveite e cadastre-se para receber nossos boletins informativos de acordo com a sua área de atuação.  

Fonte: Portal educação, Cultura Mix , Trajano silva  e Alinutri





Fonte

Pesquisar




Top Baixar App
Baixar App
>