Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

Rapunzel Linus – O Cavalo

Linus, o cavalo-maravilha Rapunzel

Existem algumas curiosidades no universo equestre que contando capaz de não acreditarem. Um destes caso e o de Linus o “Cavalo Rapuzel”. Conheça o famoso cavalo que possuía crina e cauda com cerca de 4 metros!

Certamente você nunca viu um cavalo como Linus. Nascido em 1884, Linus era descendente de uma raça selvagem conhecida como os cavalos-maravilha de crinas longas do Oregon, uma tropa que vagava livremente nas montanhas do estado do Oregon (EUA). Os cavalos-maravilha foram conhecidos por sua rica cor castanha e, sobretudo, pelo surpreendente tamanho de suas crinas e caudas.

Depois de algum tempo estes belos animais passaram também a ser criados em cativeiro e o crescimento da crina só fez aumentar com cada geração. Mas ninguém ficou mais conhecido pela sua juba gloriosa do que Linus, que foi apelidado de Sansão Equino.

Linus, propriedade dos irmãos Rutherford de Marion, Oregon, era o filho de Oregon Beauty -o primeiro garanhão da raça a ser capturado e rumores davam conta que era o líder da tropa- e uma fêmea Clydesdale chamada Oregon Queen. Linus foi considerado a sua melhor cria e sua beleza era tão estonteante que logo apareceram interessados. Os Rutherfords não demoraram a vendê-lo aos Eaton Brothers do Maine, que fizeram de Linus a principal atração de seu circo itinerante. E, graças à promoção dos Eatons, Linus foi destaque na revista
Scientific American.

Quando tinha cerca de quatro anos, a crina e rabo de Linus cresciam tão rapidamente que alcançavam até 7 centímetros ao mês. Sua crina chegou ao impressionante tamanho de 4,3 metros e seu rabo, 3,7 metros. Toda esta quantidade de pelos suscitava um grande cuidado e manutenção que era realizado por um tratador contratado especificamente para isso. A crina e rabo de Linus eram lavados com água fria e tônicos naturais, depois eram escovados e divididas em várias espessuras que eram trançadas uma vez a cada seis polegadas e só então eram colocadas em um saco. Eram necessários 5 sacos.

Infelizmente Linus morreu em 1894 com apenas 10 anos -pouco para uma expectativa de 35 anos-, mas antes de morrer, ele gerou um filho chamado Linus II que era tão bonito quanto o pai, mas que não fez tanto sucesso. Quanto aos cavalos-maravilha de crinas longas do Oregon, infelizmente a raça está extinta.

Confira as fotos e comente:)

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo