Para uma melhor experiência, altere seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a).
Ultrassonografia em equinos: o básico para começar!

Ultrassonografia em equinos: o básico para começar!


Ultrassonografia em equinos o básico para começarA ultrassonografia em equinos tem um papel fundamental para os veterinários que atuam nessa área. Sua relevância no atendimento desses animais se mostra desde questões clínicas ao acompanhamento reprodutivo, sendo essencial para a realização de diversos diagnósticos e procedimentos.

A constante melhora tecnológica vem aumentando as possibilidades de diagnosticar por meio da imagem do ultrassom. Os aparelhos estão cada vez melhores, com diferentes frequências e, consequentemente, apresentam melhores resoluções de imagem. Assim, por meio da ultrassonografia bem feita conseguimos averiguar estruturas antes despercebidas, criando necessidades cotidianas de atualização do conhecimento.

Se analisarmos somente a reprodução equina, o ultrassom nos permite avaliar o sexo, idade gestacional, número embriões existentes, possíveis anomalias, entre outros. Quando consideramos suas aplicações clínicas, fica claro como a ultrassonografia equina tem impacto em fatores que auxiliam na boa produção de equinos e melhora contínua da espécie.

Neste artigo, você vai conhecer o básico sobre a técnica, entendendo algumas aplicações o que ela representa para a criação de equinos nacional. Confira!

Aplicações da ultrassonografia em equinos

Como pontuamos anteriormente, a ultrassonografia em equinos possui diversas aplicações no cotidiano veterinário desses animais. Desde seu uso na clínica, à sua vasta aplicabilidade no manejo reprodutivo, a ultrassonografia é uma técnica essencial para quem deseja trabalhar com atendimento veterinário de cavalos e éguas.

Diante das possibilidades, vamos listar as principais aplicações da técnica. São elas:

#01 Ortopedia equina

Lesões no sistema locomotor dos equinos é, de modo geral, um motivo recorrente dos atendimentos veterinários a esses animais. Mesmo sendo considerados robustos e fortes, as estruturas de locomoção desses animais podem sofrer com diversas questões dependendo da função desempenhada. Tais lesões ser ocasionadas por:

  • Complicações desenvolvimento do sistema locomotor do animal, como má formação ou cuidados incorretos com o porto;
  • Acidentes;
  • Manutenção incorreta de estruturas, como cascos e patas.

Dentre os problemas ortopédicos mais comuns, a principal é a claudicação, que pode  ser classificada como mecânica, neurológica ou dolorosa. A claudicação equina é caracterizada por alterações na locomoção e postura do animal, comprometendo a execução de tarefa simples, inclusive o caminhar. Também conhecida como manqueira, essa doença é um sinal claro de distúrbios no sistema locomotor, indicando comprometimento estrutural ou funcional.

Como tais questões afetam diretamente o rendimento do animal, independentemente de sua função, é imprescindível que o diagnóstico seja feito de forma rápida e precisa. Por isso, a ultrassonografia em equinos ganha destaque no tratamento e acompanhamento de males ortopédicos. Uma vez que ela permite que o médico examine melhor as lesões, o resultado se torna mais rápido e eficiente, diminuindo o tempo de recuperação animal. Assim, essa técnica é fundamental para a manutenção do rendimento dos animais.

#02 Diagnóstico de problemas gástricos

Um problema muito comum em cavalos é a cólica equina. Responsável por diversas complicações no quadro de saúde do animal, a cólica apresenta diversas causas e graus de intensidade, podendo causar sérios prejuízos a saúde dos cavalos.

Neste tipo de diagnóstico, a ultrassonografia em equinos é essencial para que o veterinário possa determinar mais precisamente qual a causa da cólica. Assim, ele é capaz de entender a gravidade do problema, determinar o tratamento correto e, em casos extremos, a condução do animal para cirurgia. Diante disso, é importante ressaltar quais os tipos de cólica:

  • Colite;
  • Cólica de impacto;
  • Deslocamento ou torção gástrica;
  • Espasmos ou gases;
  • Cólica por contaminação com parasitas.

Vale ressaltar, também, que a grande maioria dos casos tem origem na execução incorreta do manejo nutricional. O seu surgimento pode decorrer  da ingestão exagerada de alimentos, ingestão de alimentos inadequados, mal triturados ou desbalanceados. Além disso, os problemas gástricos podem ter sua origem na dentição do animal. Assim é essencial que no exame veterinário de rotina, o acompanhamento odontológico seja realizado.

#03 Cardiologia equina

O aparecimento de problemas cardiorrespiratórios em equinos é relativamente comum, principalmente em animais que desempenham funções atléticas. De acordo com sua rotina, o excesso de exercícios e treinamentos aeróbios podem levar o animal ao desgaste e ocasionar sérios problemas no seu sistema cardiovascular. 

As principais doenças cardio respiratórias que ocorrem em equinos são:

  • Insuficiência cardíaca;
  • Tromboflebite jugular;
  • Endocardite bacteriana;
  • Arritmia.

Mesmo com um animal de origem genética garantida, é fundamental realizar o acompanhamento com veterinário, principalmente em equinos de idade mais avançada. Para esse tipo de exame, o uso da ultrassonografia em equinos é fundamental para a realização do diagnóstico correto. Principalmente quando falamos do uso de equipamentos com a função Doppler. 

Nesses casos, além da realização do ecocardiograma, o veterinário é capaz de examinar a frequência cardíaca do animal e sua vascularização, conhecendo o sentido e a do fluxo sanguíneo. Dessa forma, o veterinário possui dados mais completos e precisos para seu diagnóstico, o que possibilita, por consequência, um tratamento mais eficiente.

#04 Reprodução equina

Deixamos por último essa que, com certeza, é a aplicação mais comum da ultrassonografia equina, a reprodução. Quem deseja trabalhar com reprodução equina, precisa estar ciente da importância do uso das biotecnologias para o sucesso das criações. Grandes haras e propriedades voltadas para a criação de cavalos, buscam na reprodução, o melhoramento genético de seu plantel, com foco na criação de animais com características específicas.

Além disso, diferente da reprodução bovina, o cuidado nos exames das matrizes e dos garanhões é essencial para quem deseja ter sucesso nessa área. Já que a identificação do ciclo estral da matriz determina a escolha das receptoras, e os resultados do exame andrológico do garanhão determinam se ele está apto, ou não, a ser selecionado. 

Esses são apenas alguns pontos onde a ultrassonografia equina se faz necessária. É por meio dela que o diagnóstico precoce da gestação é realizado, o acompanhamento do desenvolvimento do embrião, do potro. Enfim, sem a ultrassonografia ,a reprodução equina não teria alcançado os resultados que tem difundido a criação de equinos no Brasil e no mundo.

Diante disso, segue uma lista de técnicas e exames que, atualmente, dependem da ultrassonografia para terem um resultado mais preciso:

  • Sexagem fetal;
  • Acompanhamento gestacional;
  • Diagnóstico gestacional;
  • Confirmação de viabilidade fetal;
  • Avaliação ginecológica;
  • Exame andrológico;
  • Exame do trato reprodutivo e identificação de patologias;
  • Monitoramento e acompanhamento do ciclo estral;
  • Avaliação de doadoras e receptoras.

Por onde começar a trabalhar com ultrassonografia em equinos?

Diante do que apresentamos, fica claro o papel da ultrassonografia equina no desenvolvimento das criações de cavalos pelo mundo. Sem ela, o melhoramento genético seria prejudicado e, portanto, a viabilidade econômica desse tipo de criação estaria comprometido.

Mas, por onde começar a entender a ultrassonografia equina?

Para quem deseja atuar nessa área duas coisas são fundamentais:

Ambas andam juntas, já que é o conhecimento obtido que permite ao veterinário determinar as necessidades dos seus atendimentos de rotina e, portanto, buscar as funcionalidades certas nos ultrassons presentes no mercado. Assim, o veterinário que deseja começar a utilizar a ultrassonografia na sua rotina deve ter experiência e conhecimento para determinar o que buscar no momento de comprar seu ultrassom.

Já possui a experiência de mercado necessária para trabalhar com ultrassonografia equina? CLIQUE AQUI e compre seu aparelho com condições imperdíveis!

Fonte: CPT Cursos Presenciais, SHOP Veterinário e Escola do Cavalo





Revista Veterinária

Topo Play Store
Play Store
>