For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
  • Seja Bem-vindo(a) ao MeuHaras!
Você sabe o que é Miosites Necrosantes em equinos?

Você sabe o que é Miosites Necrosantes em equinos?


Você sabe o que é Miosites Necrosantes em equinos?Doenças de pele podem ser grandes problemas para os donos de equinos, já que isso pode depreciar o valor do cavalo e, se não forem devidamente tratadas, algumas podem inclusive levar o animal ao óbito.

As Miosites Necrosantes que também são conhecidas como Mionecroses, é um exemplo de enfermidade que é caracterizada por infecções escuras na pele, causando a necrose dos tecidos, por conta da presença de bactérias altamente tóxicas.

Esses microrganismos se desenvolvem principalmente quando o animal permanece muito tempo em ambientes com pouca ventilação e oxigenação. Tal situação pode ocorrer logo após o parto, cirurgias como a de castração, dentre outros fatores, que necessitam que os animais fiquem maior tempo reclusos e em recuperação.

Os erros cirúrgicos, e que não contam com as devidas recomendações sanitárias e assepsia dos locais operados, são também grandes responsáveis pela doença, que afeta principalmente o pescoço, tórax e peito. Este cenário, onde há ainda a queda dos níveis de PH da pele, é bastante favorável para a proliferação das bactérias.

Além das manchas e necroses, os animais costumam apresentar como sintomas a rápida perda de peso, apatia, inchaços, claudicação e edemas gasosos, com a formação de bolhas, ocorridas por conta do processo de multiplicação bacteriana.

O diagnóstico pode ser realizado por meio da observação direta quanto aos sinais apresentados, e, principalmente, por meio da análise histopatológica para a confirmação da presença da bactéria. Já o tratamento só surtirá efeito se for realizado logo no início da enfermidade.

Por isso, a prevenção é de grande importância, e pode ser feita por meio de vacinação, inclusão de medidas sanitárias durante e após os procedimentos cirúrgicos e atenção às condições das instalações.

Fique por dentro das principais doenças de pele em equinos. Confira

Fonte: Informativo Equestre





Fonte

Pesquisar




Top Baixar App
Baixar App
>